Relato de experiências nos Encontros Universitários 2012

Caroline Sales e Cleidiane Barbosa - Monitoras PID e Luciane Goldberg - Professora de Arte-Educação - FACED

Caroline Sales e Cleidiane Barbosa – Monitoras PID e Luciane Goldberg – Professora de Arte-Educação – FACED

Nos dias 21 à 23 de novembro a comunidade acadêmica se encontrou com o propósito de divulgar os trabalhos de alunos e professores, bem como proporcionar a integração entre as diferentes áreas do conhecimento.

 Para nos estudantes do curso de Pedagogia, eventos como este dá visibilidade aos estudantes, estimula a participação em relação às vivências no contexto universitário, além de ser um mecanismo que oportuniza a divulgação de pesquisas que na sua maioria estão relacionadas à docência.

 Desse modo, tivemos a oportunidade de produzir alguns trabalhos a partir da disciplina Arte-Educação, a exemplo dos seguintes temas:

  1. Perfil cultural dos estudantes do 1° semestre de Pedagogia da FACED
  2. Linha do tempo: o papel da arte na formação pessoal e profissonal de estudantes universitários.
  3. A influência do bloqueio do grafismo infantil durante a fase esquemática nas práticas pedagógicas.

É relevante destacar que os trabalhos aqui citados foram elaborados conforme a necessidade de melhor compreender a docência em Arte e identificar elementos importantes para a formação profissional do futuro professor, seja em relação à metodologias de ensino e/ou como forma de conhecer os estudantes para posterior intervenção didática.

Como podemos perceber todos os trabalhos abordavam temáticas centrais relativas à docência em Arte, seja nas séries iniciais do Ensino Fundamental ou Ensino Superior.

 Certamente, após a elaboração dos trabalhos o momento mais esperado por nós foi o dia da apresentação, porém nem todos os trabalhos foram apresentados devido a ausência da pessoa responsável pela avaliação, fato lamentável e que a organização do evento tem que se preocupar para que isso não venha a ser um fato recorrente e que comprometa a credibilidade de eventos posteriores, pois como foi destacado no início deste texto os trabalhos não são produtos prontos, achados, pelo contrário, são fruto de estudos fundamentados e com valor individual e coletivo, uma vez que a elaboração destes não se resume apenas em uma única etapa, e sim, etapas bem definidas: antes, durante e depois (apresentação), onde cada produção escrita tem um valor afetivo e concreto, primeiro porque é fruto do esforço e reflexão dos estudantes e segundo porque é resultante de questionamentos e busca por respostas que muitas vezes são silenciadas.

Cleidiane Barbosa

Deixe um comentário