As Artes Visuais na III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza

Nos dias 15, 16 e 17 de julho de 2013, no Centro de Eventos do Ceará, aconteceu a III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza. O objetivo principal do evento, segundo a CME Fortaleza (2013) é avaliar e discutir as políticas públicas de educação no município de Fortaleza e um modelo capaz de contribuir com a elevação dos índices de aprendizagem dos estudantes das escolas da rede pública municipal.

A arte teve seu lugar reservado dentro dos eixos de discussão, em especial nas oficinas ofertadas aos participantes, como Arte e terapia, Musicoterapia, Teatro, Artes visuais e, até mesmo, A arte de contar história. Diferente das palestras e dos eixos temáticos ministrados na conferência, as oficinas mesclavam o teórico e o prático, em uma perspectiva de fornecer aos participantes – que somavam maioria coordenadores e professores da rede municipal de educação, além de professores e alunos universitários dos cursos de Licenciatura – as informações adequadas sobre a importância e os ganhos permitidos pela relação entre a Arte e a Educação, além da vivência com materiais e situações que fomentam estes ganhos.

Também participantes da III Conferência Municipal da Educação de Fortaleza fomos conferir as oficinas voltadas para o tema Arte. A oficina de Artes Visuais, ministrada por Ernane Pereira, foi a primeira a ser vivenciada por nós.

Ernane Pereira, renomado pintor retratista cearense, trouxe para oficina de artes visuais uma nova concepção de arte plástica: a Pintura Histórico-educativa. Consciente da importância do período colonial para as transformações sociais pelas quais passaram o Ceará e o Brasil, o artista documentou em uma coleção de 10 quadros com as principais passagens da história da Capitania do Siará Grande, de 1603, com a série titulada: Imagens do Ceará Colonial.  Esse feito o tornou o maior pintor da história cearense.

"SOARES MORENO PINTADO DE ÍNDIO". Autor Ernane Pereira. Técnica: óleo sobre tela. Tamanho: 140cm x 200cm. Fortaleza- Brasil, 2003.

O estudo teórico da oficina se direcionou para aplicação das artes visuais como ferramenta educativa, uma vez que através dos quadros expostos por Pereira, o período colonial foi recontado através de suas pinceladas, alterando as percepções do espectador diante dos registros históricos. Ernane Pereira afirma que traz em suas telas as visões dos nativos por perceber que a história do Brasil é contada pelos olhos dos colonizadores. Assim, a dimensão visual das telas se direciona da terra para o mar, mostrando os ritos indígenas em contraste com os ritos jesuítas, diferindo das pinturas que dimensionam do mar para a terra, caracterizando a visão dos colonizadores sobre as terras dominadas e registrando as suas conquistas.

"CID GOMES". Óleo sobre tela - tam. 60cm x 45cm - Ernane PereiraEm seguida, Ernane Pereira apresentou para os participantes a sua evolução na pintura sobre telas: as obras hiper realistas. Em seu discurso, o artista afirmou que estamos vivendo na sociedade das imagens digitais e, como artista, ele percebe que a pintura tem que acompanhar ou até mesmo superar a realidade trazidas pelas fotos digitais.

Após a trajetória pela relação entre a História, a Arte e as suas possibilidades educativas, Ernane Pereira ofereceu materiais de pintura – pincéis de variados tamanhos e diâmetros, tintas guache das mais variadas cores, água, recipientes de plástico, lápis, borrachas, papéis canson para desenho, papel toalha, mesas e cadeiras – para que cada participante produzisse um quadro representando um conteúdo a ser ministrado em sala de aula, fomentando a relação arte, didática e conteúdos.

Eis aqui a nossa produção:

sara e eu

À esquerda Sara Barbosa. À direita Rômulo Cunha.
Fotografia: Raisa Silvestre Rosa

IMG_3010 modified

Ernane Pereira elogiou Sara Barbosa pela sua técnica e pelo resultado final. Antes do encerramento oficinal da oficina, ambos teceram um diálogo reflexivo sobre a obra.
Fotografia: Raisa Silvestre Rosa.

Por: Rômulo Cunha, monitor da disciplina de Fundamentos da Arte na Educação (ICA/UFC) e Sara Barbosa, monitora de Arte e Educação (FACED/UFC).

Deixe um comentário